Aparelho Ortodôntico Móvel

É o mais indicado para pequenas movimentações dentárias e pacientes em fase de crescimento (ortopedia funcional dos maxilares).

São encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias, ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações esqueléticas (ósseas). Hoje em dia, existem aparelhos transparentes em que as peças de suporte se confundem com a coloração do dente buscando uma melhor estética.

 

Após o tratamento ortodôntico chegará um momento em que dentista lhe dará alta do tratamento ortodôntico. Mas isso não significa que você deixará de ir ao dentista.

Após o tratamento ortodôntico, seja ele fixo ou removível o paciente deverá voltar ao consultório para que o dentista continue avaliando o reposicionamento dos dentes, pois é muito importante que o tecido ósseo e os tecidos adjacentes estejam consolidados com o novo posicionamento dos dentes.

Um novo aparelho fixo ou removível ajudará para que os dentes se acostumem com o novo alinhamento dental. Este aparelho será desenhado para limitar a movimentação dos dentes evitando que o paciente volte para o tratamento ortodôntico.

Este aparelho deverá ser usado 24hs durante 6 meses, removendo apenas para as refeições e para higiene do aparelho e higiene bucal. Lembrando que o prazo pode variar de acordo com o caso.

Além de oferecer um sorriso esteticamente mais bonito, aumento da autoestima e confiança, a utilização de aparelhos ortodônticos traz inúmeros benefícios à saúde, como:

 

– Obtenção de um sorriso mais agradável;

– Melhora da comunicação. Grande parte dos pacientes possuem a queixa de problemas na fala;

– Mastigação correta, pois com dentes tortos a mastigação é menos eficiente. Os alimentos são engolidos sem a trituração adequada, acarretando problemas como azia, gastrite e até úlceras.

– Higienização completa, dentes tortos são mais difíceis de higienizar até porque a escova ou fio dental não alcançam todos os dentes.

Diversos tipos de aparelhos fixos são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular.

 

Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do problema de cada paciente é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

A utilização de aparelhos ortodônticos, sejam eles fixos ou móveis, deve ser feita sempre sob recomendação de um dentista. Se você notar que os dentes estão desalinhados, sobrepostos e te causam desconforto ao sorrir, procure um dentista.

A não realização do tratamento ortodôntico traz problemas funcionais e estéticos, entre os quais:

– Dificuldade para a higienização da boca facilitando o surgimento da doença cárie, formação de tártaro e problemas gengivais.

– Desequilíbrio dos dentes e articulações temporomandibulares.
Problemas estéticos devido ao posicionamento errado dos dentes.