Restauração Dental
Dentística restauradora, ou obturação, é a área da odontologia que busca eliminar a cárie e recuperar dentes danificados.
A restauração dental, ou dentística restauradora, é a área da odontologia que engloba as restaurações para tratar cáries ou traumas. Basicamente restauração (ou obturação) é a reconstrução do dente, onde são utilizados materiais como resina, que é da cor do dente, ou o amálgama que é de cor prateada.
Restauração é o tratamento indicado para acabar com a cárie e com a dor de dente, em alguns casos. O dentista limpa toda a zona cariada com um aparelho próprio e coloca resina, ou amálgama, uma massinha de cor branca, ou cinzenta por cima do dente para cobrir a região, evitando o surgimento de novas cáries no mesmo local.
Quando a cárie é mais profunda, o dentista retira parte do dente ou o remove por completo. Neste caso o ideal é se colocar uma prótese no local, para que não fique ali um espaço que favoreça o acúmulo de alimentos e que pode levar ao aparecimento de cárie e tártaro.
A restauração é importante para:
– Eliminar cáries
– Evitar dor de dente
– Recuperar o formato dos dentes
– Melhorar a aparência
O primeiro passo do tratamento consiste na remoção do tecido cariado, com instrumentos de alta rotação. Após a remoção completa da cárie, é feita uma restauração na cavidade, com material específico (resina ou amálgama). Por fim, o dente será polido dando o acabamento final do material restaurador
O não tratamento da cárie pode levar ao progressivo comprometimento dos tecidos dentários e provocar:
– Dores cada vez mais frequentes e intensas;
– Necessidade de tratamento de canal, caso a cárie tenha atingido a polpa do dente;
– Eventual perda do dente, prejudicando a autoestima;
– As restaurações existentes devem ser reavaliadas de 06 em 06 meses, já que o dente restaurado é sempre mais vulnerável que o dente íntegro.